Fale Conosco (34) 3321-0100

Conheça Conceição das Alagoas, Minas Gerais.

Conceição das Alagoas é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Possui uma área de 1.352,2 km². Está situado na microrregião de Uberaba.


População estimada é de 28.381 pessoas [Fonte IBGE 2022] com área territorial equivalente a 1.340,250km².

Nossa Sede do Legislativo Municipal

  • Endereço: Rua Floriano Peixoto, nº 395
  • Bairro: Centro, Conceição das Alagoas - MG
  • CEP: 38.120-000
  • Telefone: (34) 3321-0100

Faça-nos uma visita!

A casa do povo! Aqui representamos todos os interesses da comunidade, onde os vereadores, eleitos pelo povo, têm como objetivo principal fiscalizar as ações do poder executivo e legislar sobre os interesses da população.

HISTÓRIA


A história do município de Conceição das Alagoas teve seu começo com a chegada, na região, do bandeirante João Batista de Siqueira, por volta do ano de 1811. Antes o lugar era ocupada pelos índios Caiapós. Os desbravadores instalaram-se em uma fazenda chamada Alagoas. Em 1851, quando um valioso diamante foi encontrado perto de uma cachoeira do Rio Uberaba, por um fazendeiro chamado José de Souza Lima, começou na região a lavra em busca da pedra preciosa. Com isso uma grande afluência de pessoas vieram para o recém descoberto garimpo, o que contribuiu para o crescimento do povoado que passou a fazer parte do Distrito de Nossa Senhora das Dores do Campo Formoso. Em 1856 foi construída a primeira igreja; o primeiro capelão foi o padre Felício Joaquim da Silva Miranda. Em 1869 Conceição das Alagoas foi elevada a Distrito Policial e a Freguesia de Nossa Senhora de Conceição das Alagoas que passou a pertencer à Uberaba em 1878. O município de Conceição das Alagoas foi criado em 1938, quando emancipou-se de Uberaba. Em 1954, passou a ser Comarca com a criação do Judiciário. Com o esgotamento do garimpo de diamantes, a fabricação de tijolos, a criação de gado e a agricultura de soja, milho, sorgo e outros, passaram a constituir a base econômica do Município. Em virtude deste ter suas origens na atividade de extração de diamantes, recebeu primeiramente o nome Garimpo das Alagoas. Deste então os cidadãos nascidos nesta localidade recebem o gentílico de "garimpenses" - isto é, são chamados, "garimpenses". A cidade recebe o nome de Conceição das Alagoas em homenagem à sua padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição e devido ao grande número de lagoas de água doce existentes no município.


EMANCIPAÇÃO


O vilarejo foi elevado à condição de freguesia em 21 de outubro de 1878 pela Lei Provincial 2464, e confirmada pela Lei Estadual número 2 de 14 de setembro de 1891. Até 17 de dezembro de 1938, Conceição das Alagoas era distrito de Uberaba, nesta data foi criado o município de Conceição das Alagoas pelo Decreto Lei estadual número 88.


RODOVIAS QUE INTERLIGAM NOSSA CIDADE


MG 427: Rodovia que dá acesso ao Interior do estado de São Paulo, ao Pontal do Triângulo Mineiro e também a Uberaba.


GENTÍLICO


Quem nasce em Conceição das Alagoas é cidadão garimpense.


ECONOMIA


O município sempre se dedicou à pecuária de leite e corte e a fabricação de tijolos em suas inúmeras olarias mas, de meados da década de 1990, as culturas de soja e cana-de-açúcar vêm conquistando o espaço antes dominado pelo gado bovino. O município possui uma usina de álcool e açúcar do grupo Carlos Lyra e a Usina Hidroelétrica Volta Grande.


TURISMO


O município faz parte da Associação dos Municípios de Interesse da Alta Mogiana.